Jornalismo Opinativo

Programa da disciplina ministrada pela professora Michelle Prazeres, no quarto ano de Graduação em Jornalismo.

DISCIPLINA: Jornalismo Opinativo

72 HORAS-AULA

TURMA/HORÁRIO: 4º ano / manhã e noite

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Michelle Prazeres

 

CRONOGRAMA DE AULAS – 2018

 

DATA AULA CONTEÚDO PREVISTO / LEITURAS INDICADAS / ATIVIDADES/AVALIAÇÕES
06/2 01 Apresentação
02 Planejamento compartilhado do curso
20/2 03 Devolutivas do planejamento; apresentação da metodologia da disciplina; avaliações, etc.
04 DEBATE: Jornalismo, opinião e lugar de fala
“Jornalista tem opinião” Leandro Fortes https://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/outras-palavras/a-grande-imprensa-o-jornalista-e-as-redes-sociais/“O que é ‘lugar de fala’ e como ele é aplicado no debate público”
Matheus Moreira e Tatiana Dias
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/01/15/O-que-%C3%A9-%E2%80%98lugar-de-fala%E2%80%99-e-como-ele-%C3%A9-aplicado-no-debate-p%C3%BAblico
27/2 05 Lugar de fala: introdução conceitual
06 Debate. SLIDES DA AULA
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? São Paulo: Letramento, 2017.
Texto complementar: Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa Marcia Franz Amaral
http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/561/328
06/3 07 EXERCÍCIO TEMA 1 Avaliação 1 LAB
Lugar de fala, jornalismo e opinião
08
13/3 09 Socioreferenciamento: uma metodologia para mapear lugares de fala e campos de origem.
10 Campos e posições. Leitura e debate.
PRAZERES, Michelle
slides da aula
Sociorreferenciamento: uma ferramenta teórico-metodológica para analisar as relações entre campos, partindo das interações entre a educação e as tecnologias. Disponível aqui.BOURDIEU, Pierre. Poder simbólico. http://lpeqi.quimica.ufg.br/up/426/o/BOURDIEU__Pierre._O_poder_simbólico.pdf
20/3 11 Discurso, ideologia e persuasão no jornalismo opinativo
SLIDES DA AULAPadrões de manipulação na grande imprensa. Perseu Abramo
http://209.177.156.169/libreria_cm/archivos/pdf_1475.pdfDiscurso, ideologia e persuasão no jornalismo opinativo (até página 500; parte “Dialogismo e discurso jornalístico”
Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins
http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_39.pdf
12 Aula expositiva e debate. Definição do TEMA 2.
27/3 13 EXERCÍCIO tema 2 – Ideologia, comunicação e poder.
SLIDES DA AULA  Avaliação 2 LAB
14 >> Para inspirar quem vai escrever sobre o caso Marielle Franco: http://brasil.estadao.com.br/blogs/inconsciente-coletivo/foi-um-recado-a-todas-nos/
03/4 15 Gêneros opinativos. O paradigma opinião x informação.

SLIDES DA AULA

Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório
José Marques de Melo e Francisco de Assis
http://www.scielo.br/pdf/interc/v39n1/1809-5844-interc-39-1-0039.pdf

Jornalismo não se divide em Opinião X Informação
Manuel Carlos Chaparro
http://oxisdaquestao.provisorio.ws/wp-content/uploads/2016/05/Jornalismo-não-se-divide-em-Opinião-e-Informação.pdf

16 Debate. Jornalismo pode ser ativista?
10/4 17 EXERCÍCIO (em trios): selecionar e trazer um texto jornalístico.
Analisar o texto e a sua construção.
SLIDES DA AULA
Que estruturas textuais e elementos já estudados estão presentes?
Informação, opinião, persuasão, discurso, ideologia… LAB
Registro e preparação da apresentação dos pontos da próxima aula (Não:é necessário entregar nada na aula de hoje. Apenas discutam, registrem e tragam na próxima aula para a roda).
A que gênero(s) corresponde o texto escolhido? A que formato(s)?
Como o texto escolhido manifesta / articula opinião e informação?
Que discussão relacionada a estes pontos o texto pode provocar? 
18
17/4 19 Apresentação dos exercícios. Avaliação 3
Debate e síntese.
Como foi a busca pelos textos e por reconhecer os elementos estudados nos textos?
Como ele manifesta opinião e informação?
20
24/4 21 PROVAS Avaliação 4 LAB
22
08/5

 

23 Devolutivas do bimestre anterior.
24 Revisão e reconstrução do próximo bimestre.
15/5

 

25 Aula expositiva. Artigo e coluna. Estrutura textual.
SLIDES DA AULA
BELTRÃO, Luis. Jornalismo opinativo. Porto Alegre (RS), Editora Sulina, 1980.
MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. 2ª edição revista. Petrópolis (RJ), 1994.
26 Que elementos estão presentes? Como podemos fazer um?
22/5 27 Oficina de co-criação de artigo ou coluna. A1: entrega da proposta de artigo e A2: entrega do trabalho do grupo.
28
29/5 29 LAB. Laboratórios disponíveis para escrever o artigo.
30 Redação II 5°Andar.
05/6 31 Edição de artigo e coluna. A3 Análise dos textos dos colegas  
32
12/6 33 LAB. Ajuste dos textos e entrega. A4
34 Redação II 5°Andar.
PRAZO DE ENTREGA DA ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO.
19/6 35 Avaliação, devolutivas e planejamento do próximo semestre.
36
26/6 37 Devolutivas dos textos finais.
38
FÉRIAS
07/8 39 Retomada do semestre anterior e linhas do segundo.
Apresentação do programa de aulas e entregas do segundo semestre.
40 Editorial. O que é?
Aula conceitual disparadora.Exercício estrutura textual do editorial.BELTRÃO, Luis. Jornalismo opinativo. Porto Alegre (RS), Editora Sulina, 1980.
MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. 2ª edição revista. Petrópolis (RJ), 1994.
SLIDES DA AULA
14/8 41 Entrega da proposta de EDITORIAL + oficina de CO-CRIAÇÃO. Entregas 1 e 2
42 Turmas da noite: LAB: aula para escrever o EDITORIAL
21/8 43 Turmas da manhã: LAB: aula para escrever o EDITORIAL 
44 Turmas da noite: aula dupla com profa Helena
28/8 45 Semana da Comunicação Cásper Líbero
46
04/9 47 Aula de edição: EDITORIAL. Entrega 3
48 LEMBRETE: 
Nome e turma (os trabalhos são individuais)
Título
Veículo escolhido (ou identifique seu TCC)
Texto de uma lauda (até 2 mil caracteres sem espaço)
>> Lembre das qualidades e características do editorial. Olhe para estas características no texto do(a) colega. Aponte necessidades de ajustes e eventuais imprecisões.
11/9 49 LAB, para entrega final EDITORIAL (ou apenas entregar). Entrega 4
Para todes: data de entrega dos exercícios de reposição.
Veja aqui o exercício de reposição.
50 Recomendações de leituras para aula expositiva de OPINIÃO PÚBLICA
18/9 51 Fishbowl OPINIÃO PÚBLICA
EXERCÍCIO: faça uma pesquisa sobre a noção de opinião pública.
Registre suas referências.
Tome nota de suas referências e traga para a aula.O debate vai ser conduzido, de modo que possamos relacionar a ideia de Opinião Pública com as noções de:
– Lugar de fala, visibilidade e legitimidade
– Posição – opinião “privada” / de cada um(a)
– Discursos midiáticos circulantes, esfera pública comunicacional e espaço público
– Influência dos discursos midiáticos
– Agendamento, representação e espiral do silêncio
52 Algumas referências
Espiral do silêncio, opinião pública e representação da mulher na mídia
Daniele Ferreira Seridório Laís Modelli Rodrigues
ARQUIVO AQUIRAÍZES HISTÓRICAS DO CONCEITO DE
OPINIÃO PÚBLICA EM COMUNICAÇÃO
Fernanda Vasques Ferreira
Universidade de Brasília (UnB)
ARQUIVO AQUISíntese de teorias da opinião pública
DICIONÁRIO DE FILOSOFIA MORAL E POLÍTICA
Instituto de Filosofia da Linguagem
ARQUIVO AQUI
25/9 53 World cafe: INFLUENCIADORES DIGITAIS
Para próxima aula: trazer crônicas e resenhas.
54 Debate.

Referências:

Gatekeeper e gatewatching – repensando a função de selecionador no webjornalismo
Carolina Teixeira Weber – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2010/resumos/R20-0493-1.pdfGATEKEEPING, GATEWATCHING, REALIMENTAÇÃO EM TEMPO REAL: novos desafios para o jornalismo
AXEL BRUNS – Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/viewFile/750/570

TCC Vida nada fácil (Cásper, 2017)

Revista Communicare Especial Influenciadores Digitais
https://casperlibero.edu.br/communicare-17-edicao-especial-de-70-anos-da-faculdade-casper-libero/

02/10 55 Aula disparadora de CRÔNICA E RESENHA
56 Pensando nas propostas (entrega na próxima aula)
09/10 57 CRÔNICA OU RESENHA:
Entrega da proposta + debate de co-criação
Entregas 1 e 2
58
16/10 59 LAB: redação da CRÔNICA OU RESENHA
60
23/10 61 Leitura generosa: cada colega lê e propõe ajustes no texto do(a) outro(a)
CRÔNICA OU RESENHA
Entrega 3
62
30/10 63 LAB: redação final  CRÔNICA OU RESENHA
Entrega 4 (final)
64
06/11 65 Aula de devolutivas individuais dos textos (para quem pedir).
66 Data de entrega das atividades de reposição
ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO DO 4o BIMESTRE
13/11 Avaliação coletiva do curso
27/11 69 Atividade de observação. Bancas de TCC.
70 LAB disponível
04/12 71 Atendimento e orientação
72 Bancas de TCC.
11/12 Prova substitutiva
18/12 Exame final

AVALIAÇÕES

PRIMEIRO SEMESTRE

06/3 EXERCÍCIO TEMA 1 Avaliação 1 Lugar de fala, jornalismo e opinião Entrega vale 1
27/3 EXERCÍCIO tema 2 – Ideologia, lugar de fala, posição e opinião.
Avaliação 2 Entrega vale 1
10/4 EXERCÍCIO: trazer um texto.  Analisar o texto e sua construção. Que elementos já estudados estão presentes? Informação, opinião, persuasão, construção de discurso, ideologia… Avaliação 3 Entrega vale 1
24/4 PROVAS Avaliação 4 Vale até 7,0

15/5 Aula expositiva. Artigo e coluna. Estrutura textual.
22/5 Oficina de co-criação de artigo ou coluna. A1: entrega da proposta de artigo e A2: entrega da produção do grupo.
29/5 LAB. Redação dos textos. Redação II 5°Andar.
05/6 Edição de artigo e coluna. A3Análise dos textos dos colegas 
12/6 LAB. Ajuste dos textos e entrega. A4 Redação II 5°Andar. ARTIGO DE ATÉ 2 MIL CARACTERES
ENTREGA DA ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO
19/6 Avaliação, devolutivas e planejamento do próximo semestre.
26/6 Devolutivas individuais dos textos finais.

DETALHES DAS ENTREGAS

A1: entrega da proposta de artigo. Vale 2,5 22/5
Um ou dois parágrafos contando sobre que tema você quer falar? Por que é importante / relevante falar sobre este tema? Em que contexto o artigo se justifica? De que  dados você dispõe? De que informações sobre o assunto dispõe? Como o tema te afeta?
A2: entrega do trabalho do grupo. Vale 2,5 22/5
Cada pessoa preenche um ”roteiro” com base nas sugestões do grupo identificando com nome, turma e tema do artigo e apontando quais foram as sugestões do grupo e quais pensa em acatar.
A3 Análise dos textos dos colegas  (entregues na aula anterior). Em sala, trabalhando nos grupos da A1, uns editam os textos dos outros. Vale 2,5 05/6
A4 entrega final. Vale até 2,5 12/6 NÃO SERÃO ACEITAS ENTREGAS POR E-MAIL

ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO

SEGUNDO SEMESTRE

4 entregas no 3o BIM: cada uma vale 2,5
5 entregas no 4o bim: cada uma vale 2,0
Todas as entregas em sala.
Reposição para quem faltar a aula de entrega.

BIBLIOGRAFIAS

 

BÁSICA

 

BELTRÃO, Luis. Jornalismo opinativo. Porto Alegre (RS), Editora Sulina, 1980.

CHAUI, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. 2ª edição revista. Petrópolis (RJ), 1994.

REVISTA Communicare Influenciadores Digitais Volume 17 – Edição especial de 70 anos da Faculdade Cásper Líbero Revista semestral do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero – ISSN 1676-3475

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? São Paulo: Letramento, 2017.

 

COMPLEMENTAR

 

ARNT, Héris. A influência da literatura no jornalismo – o folhetim e a crônica. Rio de Janeiro (RJ), E-papers, 2001.

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica – as técnicas do jornalismo. 4ª edição.Vol. 02. São Paulo (SP), Editora Ática, 1990.

BENDER, Flora & LAURITO, Ilka. Crônica – história, teoria e prática. Coleção Margens do Texto. São Paulo (SP), Editora Scipione, 1993.

BILL, Kovach. ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração, 2004

BOAS, Sérgio Vilas. O estilo magazine – o texto em revista. São Paulo (SP), Summus Editorial, 1996.

CANDIDO, Antonio (org.) A crônica – o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP), Fundação Casa de Rui Barbosa e Editora da Unicamp, 1992.

CASTRO, Gustavo de & GALENO, Alex. Jornalismo e literatura – a sedução da palavra. Coleção Ensaios Transversais. São Paulo (SP), Escrituras Editora, 2002.

Faria, José Eduardo. Jornalismo e participação / José Eduardo Faria. São Paulo : Perspectiva, 1979.

FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. 6ª edição. Petrópolis (RJ), Vozes, 1987.

FERREIRA, Carlos Rogé. Literatura e jornalismo, práticas políticas. Coleção Ensaios de Cultura, volume 24. São Paulo (SP), Edusp, 2003.

FLORES, Onici. A leitura da Charge. Canoas: Ulbra, 2002.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 15ª edição. Rio de Janeiro (RJ), Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1992.

GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. 2ª edição. Série Princípios. São Paulo (SP), Ática, 1992.

HARRIS, Chris. Faça o seu próprio jornal. Campinas: Papirus, 2002.

JOBIM, Danton. Espírito do jornalismo. Coleção Clássicos do Jornalismo Brasileiro. São Paulo (SP), Edusp, 1992.

LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. 2ª edição. Série Princípios. São Paulo (SP), Ática, 1986.

LIMA, Alceu Amoroso. O jornalismo como gênero literário. Coleção Clássicos do Jornalismo Brasileiro. São Paulo (SP), Edusp, 1990.

LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas – o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. Barueri (SP), Editora Manole, 2004.

MEDINA, Cremilda de Araújo. Notícia, um produto à venda – o jornalismo na sociedade urbana e industrial. 3ª edição. São Paulo (SP), Summus, 1988.

MENDES, Lucas. Conexão Manhattan: crônicas da Big Apple. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

MOISÉS, Massaud. A criação literária – prosa II. 15ª edição revista e atualizada. São Paulo (SP), Cultrix, 1990.

PAULINO, Graça. Tipos de textos, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato, 2001.

PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo (SP), Editora Contexto, 2005.

PORTO, Sérgio Dayrell (org.). O Jornal: da forma ao sentido. Brasília: Ed. UNB, 2002.

SÁ, Jorge de. A crônica. 6ª edição. Série Princípios. São Paulo (SP), Ática, 1999.

SERAFINI, Maria Teresa. Como escrever textos. 5ª edição.São Paulo (SP), Editora Globo, 1992.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna – teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Tradução: Grupo de Estudos sobre Ideologia, Comunicação e Representações Sociais da Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da PUCRS. Petrópolis (RJ), Vozes, 1995.

TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. São Paulo (SP), Martins Fontes, 1980.

VANOYE, Francis. Usos da linguagem – problemas e técnicas na produção oral e escrita. 9ª edição. São Paulo (SP), Martins Fontes, 1993.

 

Outros

 

O que é ‘lugar de fala’ e como ele é aplicado no debate público Matheus Moreira e Tatiana Dias

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/01/15/O-que-é-‘lugar-de-fala’-e-como-ele-é-aplicado-no-debate-público

 

“Jornalista tem opinião” Leandro Fortes https://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/outras-palavras/a-grande-imprensa-o-jornalista-e-as-redes-sociais/

 

PRAZERES, Michelle

Sociorreferenciamento: uma ferramenta teórico-metodológica para analisar as relações entre campos, partindo das interações entre a educação e as tecnologias

SLIDES DAS AULAS

Aula 2: Debate: Jornalista tem opinião?
Aula 3: Lugar de fala

LOUSAS DAS AULAS

Debate sobre lugar de fala 1

SLIDES DAS AULAS
Aula 3 – Lugar de fala
Aula 4 –

RESERVAS DE LABORATÓRIO – Redação I +

PRIMEIRO SEMESTRE
06/3 – Redação II – 5º andar.
27/3 – Redação III – 5º andar.
10/4 – Redação II – 5º andar.
24/4 – Redação II – 5º andar.
22/5 – Redação II – 5º andar.
05/6 – Redação V – 3º andar.
19/6 – Redação II – 5º andar.

SEGUNDO SEMESTRE
14/8 – Redação V – 3º andar.
04/9 – Redação II – 5º andar.
18/9 – Redação II – 5º andar.
02/10 – Redação II – 5º andar.
16/10 – Redação II – 5º andar.
30/10 – Redação II – 5º andar.
13/11 – Redação II – 5º andar.