Jornalismo em Ambientes Digitais (1o ano Graduação)

Jornalismo em Ambientes Digitais (1o ano Graduação)

Calendário, orientações gerais sobre avaliação, referências e slides da aula.

Disciplina do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da Faculdade Cásper Líbero.

Professores responsáveis: Eduardo Nunomura e Michelle Prazeres

Avaliação e composição da média
1o semestre
Atividade LAB: Stalking (em duplas) – vale 1,5 ponto
Atividade LAB: Análise de casos (em trios) – vale 1,5 ponto
Atividade pesquisa: 1,5
Atividade curadoria: 0,5
Prova (individual, com consulta): 5 pontos

2o semestre
Entrega 1: reportagem + avaliação entre pares (vale 2)
Entrega 2: redes sociais da reportagem (vale 2)
Entrega 3: versão final da reportagem (vale 6).

Conteúdo Programático JOA e JOB (matutino)

Divisão das turmas

JOA: Até a Larissa, com a Profa Ana.

JOB: Até a Julia Oliveira, com a Profa Ana.

Emails da turma

jornalismoa2015 [arroba] gmail.com

salajob1 [arroba] gmail.com

1o bimestre

Aula Turma 1 Turma 2
Aula 1 (03/02) Boas vindas ao curso de jornalismo (todos no teatro).
Aula 2 (10/02) Apresentação e planejamento do curso (turma inteira). Slides da aula disponíveis aqui.
Aula 3 (17/02) Devolutivas sobre planejamento do curso e debate sobre habilidades do jornalista para atuar em ambientes digitais (turma inteira)Apresentação do projeto do bimestre.
Aula 4 (24/02) Introdução à Cibercultura (LEMOS, Andre). Referência: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf Stalking (em duplas, eles analisam a reputação dos/as colegas na internet; troca sobre o que encontraram e elaboram até 3 questões para compartilhar com os colegas na aula seguinte).
Aula 5 (03/03) Stalking. Slides do exercício: https://docs.google.com/presentation/d/1DIAQ35tWchmkcMHkW6bfaFPHG3vHnmKo9rZdu7HN0kk/edit?usp=sharing Introdução à Cibercultura. Referência: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf
Aula 6 (10/03) Introdução à Cultura da Convergência e da Conexão (JENKINS, Henry) Síntese do exercício de stalking: questões sobre a reputação em tempos de hiperconexão e redes.
Aula 7 (17/03) Síntese do exercício de stalking: questões sobre a reputação em tempos de hiperconexão e redes. Introdução à Cultura da Convergência e da Conexão (JENKINS, Henry)
Aula 8 (24/03) Jornalismo em Ambientes Digitais: aspectos específicos) Análise de casos (a partir de um roteiro com categorias, eles analisam em grupo reportagens escolhidas por nós).
Aula 9 (31/03) Análise de casos (a partir de um roteiro com categorias, eles analisam em grupo reportagens escolhidas por nós). Jornalismo em Ambientes Digitais: aspectos específicos)
Aula 10 (07/04) EVENTO DIA DO JORNALISTA

Jornalismo e pós-verdade (“Monitor do Debate Político no Meio Digital” : https://www.facebook.com/monitordodebatepolitico/?fref=ts)

EVENTO DIA DO JORNALISTA

Síntese das análises de caso: encontrar categorias comuns, para apoiar a definição de JAD.

Aula 11 (14/04) PÁSCOA
Aula 12 (21/04) TIRADENTES
Aula 13 (28/04) Síntese das análises de caso: encontrar categorias comuns, para apoiar a definição de JAD. Jornalismo e pós-verdade (“Monitor do Debate Político no Meio Digital” : https://www.facebook.com/monitordodebatepolitico/?fref=ts)

2o bimestre

Aula Sala LAB
14 (05/05) Aula conjunta para montagem da pesquisa: em Google Forms, faremos uma triagem de hábitos de consumo de mídia por parte dos/as alunos. Em grupos, eles construirão as perguntas da pesquisa. Cada grupo, recebe a missão de construir uma questão por mídia (TV, rádio, jornal, revista, web, etc).
15 (12/05) Jornalismo de dados: como encontrar dados na rede; onde encontrar; informações e fontes de confiança. Grandes bancos de dados. Data scrapping. Apuração dos dados da pesquisa e seleção dos enfoques das reportagens de cada grupo.
16 (19/05) Apuração dos dados da pesquisa e seleção dos enfoques das reportagens de cada grupo. Jornalismo de dados: como encontrar dados na rede; onde encontrar; informações e fontes de confiança. Grandes bancos de dados. Data scrapping.
17 (26/05) Curadoria da informação. O que é. Conceito. (CORREA, Elizabeth Nicolau Saad (Org). Curadoria digital e o campo da comunicação. Disponível em: <http://grupo-ecausp.com/novo-ebook-curadoria-digital-e-o-campo-da- comunicacao/) Storify: construindo o registro da reportagem.Pesquisa na rede de referências sobre consumo de mídia e jornalismo por jovens.
18 (02/06) Curadoria: construindo o registro da reportagem.
Pesquisa na rede de referências sobre consumo de mídia e jornalismo por jovens.
Dicas de ferramentas:
https://trello.com/
https://storify.com/
http://www.scoop.it/
Curadoria da informação. O que é. Conceito. (CORREA, Elizabeth Nicolau Saad (Org). Curadoria digital e o campo da comunicação. Disponível em: <http://grupo-ecausp.com/novo-ebook-curadoria-digital-e-o-campo-da- comunicacao/)
19 (09/06) COMPÓS
20 (16/06) CORPUS CHRISTI
21 (23/06) AVALIAÇÃO
22 (30/06) Devolutiva das avaliações

2o SEMESTRE

Aula Sala LAB
(04/08) AULA CONJUNTA: Retomada >> pautas e planos do semestre 2
(11/08) AULA CONJUNTA: Arquitetura da informação SLIDES AQUI
(18/08) Redação para web: dicas Montagem das reportagens
(25/08) SEMANA DE COMUNICAÇÃO
(01/09) Montagem das reportagens Redação para web: dicas
(08/09) PONTE FERIADO
(15/09) SEO e métricas Montagem
(22/09) Montagem SEO e métricas
(29/09) Avaliação entre pares (LAB)
(06/10) Apresentação da avaliação em pares ENTREGA 1 Apresentação da avaliação em pares ENTREGA 1
(13/10) FERIADO
(20/10) sala – redes sociais (história e boas práticas) (Aula conjunta)
(27/10) LAB – redes sociais: criando e alimentando os canais:  fazer um post para divulgar a reportagem no casperimental; (Aula conjunta)
(03/11) FERIADO
(10/11) LAB – entrega 2 – fazer 3 posts para redes sociais
(Aula conjunta)
(17/11) sala – empreendedorismo e vida de frila (Aula conjunta)
(24/11) entrega final das reportagens (ajustes finais)
PRAZO PARA ENTREGA 3
(Aula conjunta)
(01/12) devolutivas; (Aula conjunta)
(08/12)  avaliação do curso;  (Aula conjunta)
(15/12) EXAMES FINAIS
(22/12)

Conteúdo Programático JOC e JOD (noturno)

JOC: jocachaceiros@gmail.com // Até Giulia com Profª Ana // Segunda metade da chamada, com Profª Michelle.

JOD: jodcasper2017@gmail.com / Até Giuliano com Profa Ana.

1o bimestre

Aula Turma 1 Turma 2
Aula 1 (07/02) Boas vindas ao Jornalismo (Sala Aloysio Biondi) e apresentação das professoras.
Aula 2 (14/02) Apresentação e planejamento do curso (turma inteira)
Aula 3 (21/02) Devolutivas sobre planejamento do curso e debate sobre habilidades do jornalista para atuar em ambientes digitais (turma inteira)Apresentação do projeto do bimestre.
Aula 4 (28/02) CARNAVAL
Aula 5 (07/03) Introdução à Cibercultura (LEMOS, Andre). http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf Stalking (em duplas, eles analisam a reputação dos/as colegas na internet; troca sobre o que encontraram e elaboram até 3 questões para compartilhar com os colegas na aula seguinte).
Aula 6 (14/03) Stalking Introdução à Cibercultura. http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/remix.pdf
Aula 7 (21/03) Introdução à Cultura da Convergência e da Conexão (JENKINS, Henry) Síntese do exercício de stalking: questões sobre a reputação em tempos de hiperconexão e redes.
Aula 8 (28/03) Síntese do exercício de stalking: questões sobre a reputação em tempos de hiperconexão e redes. Introdução à Cultura da Convergência e da Conexão (JENKINS, Henry)
Aula 9 (04/04) Jornalismo em Ambientes Digitais: aspectos específicos) AULAS UNIFICADAS. Profa Michelle faltou por motivos médicos.
Aula 10 (11/04) Análise de casos (a partir de um roteiro com categorias, eles analisam em grupo reportagens escolhidas por nós). AULAS UNIFICADAS
Aula 11 (18/04) Jornalismo e pós-verdade (“Monitor do Debate Político no Meio Digital” : https://www.facebook.com/monitordodebatepolitico/?fref=ts) Síntese das análises de caso: encontrar categorias comuns, para apoiar a definição de JAD.
Aula 12 (25/04) Síntese das análises de caso: encontrar categorias comuns, para apoiar a definição de JAD. Jornalismo e pós-verdade (“Monitor do Debate Político no Meio Digital” : https://www.facebook.com/monitordodebatepolitico/?fref=ts)

2o bimestre

Aula Sala LAB
Aula 13 (02/05) Aula conjunta para montagem da pesquisa: em Google Forms, faremos uma triagem de hábitos de consumo de mídia por parte dos/as alunos. Em grupos, eles construirão as perguntas da pesquisa. Cada grupo, recebe a missão de construir uma questão por mídia (TV, rádio, jornal, revista, web, etc).
14 (09/05)  

EVENTO CÁSPER 70 ANOS

EVENTO CÁSPER 70 ANOS
15 (16/05) Jornalismo de dados: como encontrar dados na rede; onde encontrar; informações e fontes de confiança. Grandes bancos de dados. Data scrapping. AULA INTEGRADA
16 (23/05) Apuração dos dados da pesquisa e seleção dos enfoques das reportagens de cada grupo. Escolha das pautas. AULA INTEGRADA
17 (30/05) Curadoria da informação. O que é. Conceito.

CORREA, Elizabeth Nicolau Saad (Org). Curadoria digital e o campo da comunicação. Disponível em: <http://grupo-ecausp.com/novo-ebook-curadoria-digital-e-o-campo-da- comunicacao/

LAB: Curadoria de informações para os projetos
18 (06/06) COMPÓS
19 (13/06) Turma Mi: LAB: Curadoria de informações para os projetos

Turma Ana: Curadoria da informação. O que é. Conceito.
CORREA, Elizabeth Nicolau Saad (Org). Curadoria digital e o campo da comunicação. Disponível em: <http://grupo-ecausp.com/novo-ebook-curadoria-digital-e-o-campo-da- comunicacao/

20 (20/06) AVALIAÇÃO (Prova)
21 (27/06) Devolutiva das avaliações

2o SEMESTRE

Aula Sala LAB
(08/08) AULA CONJUNTA: Retomada >> pautas e planos do semestre 2
(15/08) AULA CONJUNTA: Arquitetura da informação
(22/08) SEMANA DE COMUNICAÇÃO
(29/08) Montagem das reportagens Redação para web: dicas
(05/09) Redação Web | Montagem das reportagens
(12/09) SEO e métricas Montagem
(19/09) Montagem SEO e métricas
(26/09) Avaliação entre pares (LAB)
(03/10) Apresentação da avaliação em pares ENTREGA 1 Apresentação da avaliação em pares ENTREGA 1
(10/10) lab – ajustes com base nas análises aula conjunta
(17/10) sala – redes sociais (história, atualidade e boas práticas) aula conjunta
(24/10) lab – redes sociais: criando e alimentando os canais:  fazer um post para divulgar a reportagem no casperimental; aula conjunta
(31/11) lab – fazer 3 posts para redes sociais; aula conjunta
(07/11) sala – empreendedorismo e vida de frila; aula conjunta
(14/11) ajustes finais nas reportagens após divulgação nas redes sociais (olhando relatório de métricas); aula conjunta
(21/11) entrega final das reportagens (ajustes finais);PRAZO PARA ENTREGA 3 aula conjunta
(28/11) devolutivas; aula conjunta
(05/12)  avaliação do curso;  aula conjunta
(12/12) EXAMES FINAIS
(19/12)

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORREA, Elizabeth Nicolau Saad (Org). Curadoria digital e o campo da comunicação. Disponível em: <http://grupo-ecausp.com/novo-ebook-curadoria-digital-e-o-campo-da- comunicacao/>.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Zahar Editores, 2008.

FERRARI, Polyana. Jornalismo Digital. Editora Contexto, 2010.

FORD, Sam; GREEN, Joshua; JENKINS, Henry. Cultura da Conexão. Editora Aleph, 2014.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, Editora Sulina, 2004.

MARTINO, Luis Mauro Sá. Teoria das mídias digitais. São Paulo: Vozes, 2014.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo, Editora Cultrix, 1996.

PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

PRIMO, Alex. Interações em rede. Editora Sulina, 2013.

TERRA, Carolina.  Mídias Sociais… e agora? O que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais. Difusão Editora e SENAC Rio, São Paulo, 2012. …

IMAGENS DAS AULAS DE SÍNTESE

Síntese das análises das reportagens multimídia
JOA
JOB
JOC

JOD

 

 

SLIDES DAS AULAS

Semestre 1
Aula 1: apresentação. 😉
Aula 2: apresentação e planejamento colaborativo do curso.
Aula 3: devolutiva do planejamento / tópicos de cibercultura para jornalistas.
Aula 4: introdução à cibercultura.(Profa Michelle)
Introdução à cibercultura (Profa Ana)
Aula 4 LAB: Exercício de stalking.
Aula 5: LAB Síntese do exercício de Stalking.
Aula 6: Cultura da conexão e da convergência (Michelle)
Cultura da conexão e da convergência (Ana)
Aula 7: Cultura hacker e conhecimento livre
Aula 8: Jornalismo em ambientes digitais >> história e questões atuais (Profa Michelle)
Jornalismo em ambientes digitais >> questões específicas (Profa Ana)
Aula 9: LAB: Análise de reportagens multimídia
Aula 10: Jornalismo e pós-verdade
Aula 11: Pesquisa de hábitos de consumo de mídia
Aula 12: Jornalismo de dados
Aula 13: Trabalhando com dados (LAB)
Aula 14: Curadoria da informação

Semestre 2
Aula 15: Combinados do segundo semestre e definição das pautas
Aula 16: Arquitetura da informação
Aula 17: Montagem dos projetos
Aula 18: Redação web – dicas
Aula 19: SEO e métricas
Aula 20: Avaliação entre pares

Aula 21: Redes sociais