Produção de conteúdos para mídias digitais (pós)

Programa da disciplina ministrada pela professora Michelle Prazeres, na Pós-Graduação em Jornalismo.

LINK DO FORM PARA AVALIAÇÃO

REPORTAGENS MULTIMÍDIA

1) “Temas polêmicos”: http://www.casperimental.com.br/visoeseversoes/
2) Tempero digital: http://www.casperimental.com.br/gastronomia/
3) Legalize já: http://www.casperimental.com.br/legalize/
4) Bruxas modernas: http://www.casperimental.com.br/bruxasmodernas/
5) Árbitro de vídeo: http://www.casperimental.com.br/arbitrodevideo/
6) E-sports: http://www.casperimental.com.br/esports/
7) Inclusão na educação: http://www.casperimental.com.br/inclusaonaeducacao/
8) Presidenciáveis: http://www.casperimental.com.br/presidenciaveis/
9) Duas Coréias: http://www.casperimental.com.br/asduascoreias/

LINK DO FORM para análise de reportagem

1 analisa 2 e 2 analisa 1
3 analisa 4 e 4 analisa 3
5 analisa 6 e 6 analisa 5
7 analisa 8 e 8 analisa 9 e 9 analisa 7

EXERCÍCIO DE POSTs para Facebook

Programa dos encontros (pode sofrer alterações)

 

Teoria

Prática
aula 1
SLIDES DA AULA
aula 2 | 02/05
Cibercultura
SLIDES DA AULA
Projetos e grupos. Definir temas.
aula 3 | 09/05 Fundamentos de JAD e Convergência
SLIDES DA AULA
Definir pautas e grupos. E1
aula 4 | 16/05 Dialogia e redes sociais.
SLIDES DA AULA
Definição da abordagem e roteirização.
Montagem de personas. E2
aula 5 | 23/05 AI. UX. Sites, blogs, CMS.
SLIDES DA AULA
Tratamento informacional.
Protótipos. Wireframes e mapas de navegação.   E3
aula 6 | 30/05 Algoritmos. SEO. Trending. Analytics.
aula 7 | 06/06  Palestra com a jornalista Lilian Venturini (NEXO Jornal)
Montagem. Classificação do conteúdo. E4
aula 8 | 13/06 Métricas | Instagram. Twitter
Newsgaming. Visualização de dados. Mapas. Infografia.LINK DO FORM para análise de reportagem
Posts para Facebook 
Tratamento funcional.
Ajustes de conteúdo e montagem E5
aula 9 | 20/06 Avaliação final dos trabalhos Avaliação do curso. Autoavaliação. E6.

grupos de trabalho

aula 1 | 25/4
Apresentação, discussão sobre a ementa e pesquisa de hábito de consumo em jornalismo.
Lab Redação III 21h às 22h30

aula 2 | 02/05
Referência:
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, Editora Sulina, 2004.

aula 3 | 09/05
Referências:
FORD, Sam; GREEN, Joshua; JENKINS, Henry. Cultura da Conexão. Editora Aleph, 2014.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
Referência:
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. “Ciberativismo, cultura hacker e o individualismo colaborativo”. Revista USP, junho/julho 2010. Dossiê Cibercultura. Disponível em http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S0103-99892010000300004&script=sci_arttext.

aula 4 | 16/05
Lab Redação III 21h às 22h30

aula 5 | 23/05
Referência:
CAMARGO, Liriane Soares de Araújo. Arquitetura da Informação – Uma Abordagem Prática para o Tratamento de Conteúdo e Interface em Ambientes Informacionais Digitais.

aula 6 | 30/05
LABORATÓRIO. Orientação e mentoria dos projetos.
Tratamento informacional. Classificação do conteúdo. 3 posts para Facebook
Lab Redação III

aula 7 | 06/06
Lab Redação III 21h às 22h30

aula 8 | 13/06
Lab Redação III 

aula 9 | 20/06
Discussão sobre as produções e avaliação.
Lab Redação III 21h às 22h30

 

EMENTA

Nesta disciplina aborda-se a produção de conteúdo exclusivo para o meio digital. Há foco nas redes sociais, especialmente as de maior importância mercadológica. Também se contemplam tópicos como a convergência do impresso com o digital, a criação e o gerenciamento de veículos digitais, usabilidade e navegabilidade, produção, engajamento e conteúdo.

 

Bibliografia indicada

MARTINO, Luis Mauro Sá. Teoria das mídias digitais. São Paulo: Vozes, 2014.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, Editora Sulina, 2004.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Editora Aleph, 2008.

FORD, Sam; GREEN, Joshua; JENKINS, Henry. Cultura da Conexão. Editora Aleph, 2014.

Outras referências 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Pauta e abordagem (vale 1)
  • Persona (vale 1)
  • Projetos (participação / andamento) (vale 1)
  • Avaliação entre pares (vale 2)
  • Autoavaliação (vale 1)
  • Apresentação e análise da reportagem (vale 4)