Alunos(as) do primeiro ano analisam iniciativas de jornalismo independente

Em um trabalho de pesquisa realizado pelos alunos das turmas de primeiro ano da Graduação em Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, foram analisados 40 veículos de jornalismo independente e alternativo em ambientes digitais.

As pesquisas dos(as) alunos(as) foram apresentadas em aula, com debates e sínteses e revelou que o jornalismo em ambientes digitais tem inovado pouco, reproduzindo práticas das grandes empresas de mídia na rede. Em geral, usam as redes sociais como um canal de distribuição de informação e não necessariamente como um ambiente que tem o potencial de aproximar estas marcas editoriais de um diálogo com o público. Muitos dos veículos distribuem pelas redes o mesmo conteúdo produzido para suas versões impressas. E em geral, desperdiça-se também o potencial da rede para pautar questões nestes veículos.

As pesquisas revelaram, no entanto, uma lista de estratégias inovadoras na busca pela viabilidade financeira dos veículos. A publicidade nativa e o branded content parecem ser tendências, mas são vistas pelos alunos como estratégias controversas, que podem comprometer o sentido do jornalismo.

Os trabalhos também revelaram formatos de funcionamento diferentes, muitas vezes operando em paralelo à uma redação ou a um grupo de produção de informação atrelado a uma estrutura social (ONG, movimento ou coletivo) ou simbólica (uma causa).

As listas abaixo trazem as formas levantadas pelos(as) alunos(as).

 

SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

Fomento / editais

Financiamento coletivo / crowdfunding

Patrocínio / empresas (geral ou financiamento de um “quadro” ou produto específico)

Conteúdos patrocinados / branded content

Pesquisas (encomendadas por clientes)

Assinaturas

Doações (de leitores por Pagseguro e PalPal)

Palestras e cursos

Financiamento de fundações e institutos nacionais e internacionais (Ford, Roberto Marinho)

Monetização de canal de youtube

Venda de publicações / editora

Venda de dados

Venda de conteúdo (storytelling / checagem / análises / dossiês / informação exclusiva)

Cooperativismo

Loja / venda de produtos

Parcerias editoriais

Publicidade (anúncios)

Publicidade nativa

Parceria com escolas e faculdades

 

FORMATOS

Cooperativa

Coletivo cultural

Projeto

ONG

Agência

Redação presencial

Redação remota

Hub

 

PRÁTICAS

Pesquisa

Dados

Investigação

Tradução

Checagem

Informação de nicho

 

INICIATIVAS ANALISADAS

 

Ponte

Volt Data Lab

Opera Mundi

Intercept Brasil

Jota

Jornalistas Livres

Anu Jornalismo

Mídia Ninja

Nexo

Vice

Justificando

Agência A Pública

Poder 360

Omelete

Aos Fatos

Vaidapé

Canal Meio

GGN

Amazônia Real

Geledes

Buzzfeed

Calle 2

Observatório de Favelas

Outras Palavras

My News

Draft

Agência Patricia Galvão

Mulheres 50+

Lupa

Le Monde Brasil

Marco Zero

Coletivo Catarse

ÉNóis

Think Olga

Scream & Yell

Torcedores

As Mina

Repórter Brasil

Futebol interior

Jornal Joca